Pressione ESC para fechar

Conheça várias formas de ingressar no Cesufoz Fafig

Você descobriu o curso dos seus sonhos e está pronto para iniciar sua jornada universitária. No entanto, você sabe realmente quais são as opções de ingresso além do vestibular tradicional?

Explorar as diversas alternativas não apenas amplia suas oportunidades, mas também permite selecionar aquela que melhor se adapta às suas circunstâncias individuais. Com isso, o percurso em direção à qualificação e um futuro promissor torna-se mais acessível.

Pronto para desvendar os caminhos de entrada na faculdade? Aqui estão algumas possibilidades para você considerar!

Vestibular On-Line

É específico para você que tem o diploma do ensino médio e optou pela prova on-line com a comodidade de escolher a data e o horário de sua preferência. 

Nota do Enem

Você pode ingressar em nossos cursos de Graduação utilizando apenas sua nota do ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO), a partir do ano 2015, sem fazer vestibular. Nesse tipo de ingresso, basta informar a edição do Enem da qual você participou e as notas das provas. O resultado sai na hora e a classificação é feita de acordo com a nota. Assim, é possível se matricular e já se preparar para as aulas. 

Reingresso

Essa modalidade é direcionada aos alunos que abandonaram o curso para o qual pretendem retornar, ou ainda a aqueles que estão com o prazo de trancamento vencido, ou seja, mais de 2 (dois) anos. O candidato precisa manter o campus, o turno e o curso de origem. Nós informamos, a cada semestre, o número de vagas, os turnos, o curso e os períodos letivos disponíveis. Se o candidato pretende ingressar em outro curso, deve prestar novo Vestibular. 

Readmissão

Destinada a alunos com abandono de curso menor que 2 (dois) anos e que pretendem retomar o vínculo acadêmico com a instituição, desde que haja turma disponível. A solicitação deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no endereço aqui.

Transferência de outra faculdade

É só comparecer à Central de Atendimento do Cesufoz Fafig, verificar as turmas disponíveis e dar entrada na solicitação de vaga com os seguintes documentos:

·         Original do Histórico escolar.

·         Original da Declaração de Regularidade Acadêmica.

·         Original do programa de disciplinas cursadas, autenticado pela instituição de origem.

·         Original do critério de avaliação com média de aprovação, autenticado pela instituição de origem.

·         Declaração de reconhecimento do curso pelo MEC.

·         Declaração de regularidade com o ENADE da instituição de origem.

Atenção: Para isenção das disciplinas cursadas, a documentação é enviada ao Coordenador do curso para efeito de aproveitamento de estudos e concessão das possíveis isenções, observados os critérios de carga horária e conteúdo programático. Feita essa análise, o candidato é chamado a comparecer ao campus para dar ciência das isenções e fazer sua matrícula. Caso o aluno tenha dúvidas quanto às isenções de disciplinas, é só agendar uma entrevista com o Coordenador do curso.

Graduados com diploma de Curso Superior – Segunda ou terceira graduação

Quem já fez uma graduação ainda pode aproveitar outras formas para entrar na faculdade. Para a segunda vez, você faz o ingresso como graduado, o que também facilita o processo. Assim como as outras formas, é um procedimento simples, mas exige uma atenção especial sobre a documentação.

Para fazer sua matrícula, apresente os seguintes documentos:

·         Diploma do Ensino Superior em 2 (duas) cópias autenticadas.

·         Original do Histórico Escolar do Ensino Superior.

·         Diploma do Ensino Médio em 2 (duas) cópias.

·         Histórico Escolar do Ensino Médio em 2 (duas) cópias.

·         RG (duas cópias) e CPF (uma cópia).

·         Certidão de Nascimento ou de Casamento em 2 (duas) cópias.

·         Título de Eleitor (uma cópia).

·         Comprovação de prestação ao Serviço Militar (1 cópia), se for do sexo masculino.

·         Foto 3×4 recente.

Atenção: Para isenção das disciplinas cursadas, a documentação é enviada ao Coordenador do curso para efeito de aproveitamento de estudos e concessão das possíveis isenções, observados os critérios de carga horária e conteúdo programático. Feita essa análise, o candidato é chamado a comparecer ao campus para dar ciência das isenções e fazer sua matrícula. Caso o aluno tenha dúvidas quanto às isenções de disciplinas, é só agendar uma entrevista com o Coordenador do curso.

Bolsa Prouni

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que destina bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Aqui você tem acesso a todos os nossos cursos de Graduação e a seleção é feita com base na nota do ENEM. Fique atento ao calendário de inscrições divulgado pelo MEC.

Quem pode se inscrever?

Candidatos que não tenham diploma de curso superior, tenham participado do último ENEM e obtido, no mínimo, 450 pontos na prova sem zerar a Redação. As bolsas podem ser:

Integrais (100%) que são destinadas a alunos com renda bruta familiar de até 1,5% salário mínimo por pessoa.

Parciais (50%) que são destinadas a alunos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve preencher, pelo menos, um destes critérios:

·         Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular como bolsista integral da própria escola.

·         Possuir algum tipo de deficiência.

Como se inscrever?

Exclusivamente, pela internet, no endereço aqui (https://acessounico.mec.gov.br/). Não há cobrança de taxas e, no ato da inscrição, o candidato escolhe até 2 (duas) opções de curso.

FIES

O FIES é um modelo de financiamento para estudos do ensino superior, oferecido pelo Governo Federal a juros zero. Durante o curso, o governo financia de 50% até 100% do valor das mensalidades, de acordo com a renda familiar do estudante.

Ele funciona como um empréstimo – ao final da faculdade, é preciso devolver o valor em parcelas. Por isso, é diferente de uma bolsa de estudos, que garante auxílio financeiro sem cobrança posterior.

Para ter acesso ao FIES, é preciso se inscrever no programa e passar por um processo seletivo. As inscrições são abertas no início dos semestres letivos.

Se a inscrição for aceita, ao longo do curso o estudante precisa pagar mensalmente apenas um encargo operacional fixado em contrato e o restante da mensalidade, se o financiamento não for integral. O pagamento do valor financiado deve começar a partir do primeiro mês depois da conclusão do curso.

O FIES é exclusivo para cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode fazer?

Existem algumas regras para poder ser beneficiado pelo programa. Porém, preencher os requisitos não garante aprovação automática, já que o número de vagas é limitado. Em alguns casos, é preciso aguardar em uma lista de espera.

O programa dá prioridade a candidatos que não têm ensino superior concluído e ainda não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.

Saiba quem tem direito ao FIES:

·         É preciso ter feito a prova do Enem a partir de 2010 e ter tirado nota média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

·         Quem tem renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

·         Não participou do Enem como “treineiro”.

·         Quem está com a matrícula ativa no curso para o qual solicita financiamento.

Como se inscrever?

Os candidatos que cumprem os requisitos citados acima podem se inscrever no processo seletivo para o financiamento de forma online, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, enviando a documentação solicitada. As inscrições abrem duas vezes ao ano.